Páginas

WowApp

Junte-se a mim gratuitamente na WowApp para ganhar, compartilhar e fazer a diferença!

Curta nossa página no facebook
http://www.facebook.com/campanhaseeventos?ref=hl

domingo, 17 de abril de 2011

Sugestão de Plano de Aula de Estágio.


SUMÁRIO



  1. Observações Realizadas -------------------------------------- 03
  2. Projeto de Intervenção ------------------------------------------04
2.1---------------------------------------------------------------------04
2.2---------------------------------------------------------------------04
2.3---------------------------------------------------------------------05
2.4---------------------------------------------------------------------06
2.5---------------------------------------------------------------------07
     3.   Relatório da Intervenção ---------------------------------------09
     4.   Relato da Mostra de Estágio ----------------------------------10
     5.   Considerações Finais -------------------------------------------11
            Referências --------------------------------------------------------12
            Apêndice ------------------------------------------------------------13


1   relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental

A  Escola é muito bem organizada, no primeiro, segundo e terceiros anos as turmas possui uma professora, no quarto e quinto ano eles já começam a se acostumar com mais professoras, são quatro professoras.
Com as mudanças no ensino uma das coisas que me chamou mais atenção é a quantidade de livros para quarto e quinto ano em geografia e história também têm livro regional que no caso fala sobre a história do estado do Rio de Janeiro, com passagens que dão ênfase a história das cidades serranas.
O ensino é realizado de forma a mesclar o tradicional com o construtivismos e funciona bem, é uma das melhores escolas municipais da cidade, inclusive valoriza o aluno com diversos projetos e parcerias durante o ano,.

2   projeto de intervenção

A intervenção será aplicada de forma a dar continuidade ao assunto desenvolvido pela professora nas aulas anteriores. Dentro de contextualização entre matérias como história e geografia.

2.1                  Dados de Identificação

§         Nome da escola:
§         Turma: 401, 402, 501, 502
§         Série: 4º e 5º anos
§         Professor (a):
§         Ano: 2010
§         Número de alunos:120

2.2                  Cronograma: 12 horas

16, 19 e 20 de abril.
A rotina foi a mesma da rotina dos alunos, com intervalos de 20 minutos por volta das 15:00, para o recreios.

2.3                  Plano de Aula 1

Objetivos:
Trabalhar de Forma a contextualizar o conteúdo com a realidade de nossa cidade, assim trabalhando a realidade do aluno, fazendo uma ligação histórica entre passado e presente.

Conteúdos:
Imigração: De onde Vieram os Primeiros Imigrantes que Colonizaram o Brasil – Matéria de História

Procedimentos metodológicos:
1ª Aula:
1º Momento: Ditar o texto do Livro Didático trabalhado com os alunos desde o inicio do ano.
2º Momento:  Realização da Leitura com auxílio dos alunos e uma breve explicação
3º Momento: Solicitar que copiem as perguntas e as respondam, observando que duas perguntas serão elaboradas de acordo com a chegada de Imigrantes a Petrópolis.
4º Momento: Fazer a correção do Exercício

Recursos didáticos:
Livro Didático de História – Referências da História de nossa cidade.

Avaliação:
Os alunos estarão sendo avaliados todo o tempo, na leitura, na interação com a turma e aos responderem o questionário.

Referências:

Livro Didático de História 5º ano Fornecido pelo Mec.

2.4                  Plano de Aula 2

Objetivos:
Contextualizar o conteúdo na aula anterior buscando com que os alunos possam identificar a diferença entre Imigração e Migração.

Conteúdos:
Imigração e Migração, pesquisa realizada através de alguns sites da internet, para que os alunos também possam ter acesso, caso queiram se aprofundar mais no conteúdo.

Procedimentos metodológicos

2ª Aula:
1º Momento: Entrega e Leitura do texto.

2º Momento:  Com Auxílio dos alunos será preso o Mapa no quadro;

3º Momento:  Os alunos irão interagir prendendo no mapa as imagens impressas de imigrantes e de pássaros migratórios de acordo com o que for informado. Exemplo: O pássaro Quero-Quero é originário da Região Sul do Brasil, em determinados momento do ano  eles migram para o Sudeste onde alguns permanecem;

4º Momento:  Um roda de conversa para debater o que foi estudado.

Recursos didáticos

Mapa Geográfico Mundial em tamanho maior;
Texto da Pesquisa impresso;
Figuras de Imigrantes impressos da internet;
Figuras de Pássaros Migratórios, impressos da internet;
Fita Dupla Face, E.V.A e taxinhas.

Avaliação:

Os alunos estarão sendo avaliados todo o tempo, na leitura, na interação com a turma, na localização geográfica e na roda de conversa.

Referências:

Pesquisas realizadas na internet nos seguintes sites:

2.5                  Plano de Aula 3

Objetivos:

Contextualizar o conteúdo das aulas anteriores buscando com que os alunos possam identificar a realidade de nossa cidade, os imigrantes que aqui chegaram, as culturas presentes até hoje que vieram desses imigrantes e colonizadores.

Conteúdos:

Exposição e apreciação de comidas típicas originadas pelos primeiro imigrantes.
Exposição de Bandeiras para que os alunos possam identificar as origens;
Exibição de um DVD com danças típicas de vários países da Europa

Procedimentos metodológicos:
3ª Aula

1º Momento:  Arrumação da Sala que receberá os alunos das turmas que serão realizados  as três aulas;

2º Momento: A  chegada da turma nessa sala, toda a observação, como eles vão reagir  e iniciar  algumas explicações sobre os que estão vendo.

3º Momento:  A exibição do DVD

4º Momento:  Apreciação das comidas típicas.

5º Momento: uma redação de tudo o que foi trabalhado e do que mais gostaram.

Recursos didáticos

Bandeiras impressas dos vários países da Europa em tamanho ofício.
Fita dupla-face
De dois a três tipos de comida típica. Sendo a principal a torta alemã.
Copos, pratos e colheres descartáveis.

Avaliação
Os alunos estarão sendo avaliados todo o tempo, na reação ao entrarem na sala, na interação com a turma, na exibição do DVD,  e na redação final

Referências:

Conhecimento Cultural de Petrópolis, embasados pelos conteúdos trabalhados nas outras duas aulas.

Material Próprio:

 DVD do Grupo Folclórico Rheinland Pfalz's, grupo onde tenho meus dois irmãos como integrantes. Torta Alemã feita em casa, receita de família que vem de nossos antepassados; Bombons de Chocolate feito artesanalmente para representar o chocolate Suíço. Pizza, receita de família passada por nossos antepassados, cortada a francesa, acompanhamento de sucos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

English Spain German