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quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pensamento Pedagógico, Sociedade e Currículo

O currículo escolar foi desenvolvido nos Estados Unidos para organizar o âmbito escolar. O currículo não deve ser mais visto como um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas e sim vir a ser uma mistura de teoria e prática.           
O currículo é o progresso dentro da escola, vem trazendo a qualidade no ensino escolar que deve ser modificada de acordo com a realidade e cultura da região onde está situada a escola. O horário escolar deve ser mais bem trabalhado para que o aluno possa ter um aproveitamento de aprendizado melhor.  
Para a melhoria dos grupos mais desfavorecidos as escolas devem não só transmitir o conhecimento, mas também formar alunos capazes de distinguir o certo do errado, auxiliando esses alunos ao decorrer de sua vida escolar, capacitando-os para serem cidadãos de bem e os contextualizar com o mundo que irão encontrar pelo caminho, formando alunos questionadores e críticos. É preciso compreender cada detalhe que os alunos revelam durante o tempo escolar, conhecer cada um por suas dificuldades e procurar ajudar acolhendo e trabalhando essas dificuldades. Existe uma importância muito grande no acompanhamento do professor para com o seu aluno.    É preciso conscientizar ainda alguns professores que eles são exemplos para seus alunos, exemplos a serem seguidos!
Dentro da sala de aula, até com um olhar o professor pode valorizar ou desmotivar o seu aluno. O ensinar e o aprender devem ser mais que uma troca entre professor e sim ser um relacionamento prazeroso e realizado com desafios motivadores para que o aluno sinta prazer em estar na escola.
Nas escolas não se aprendem somente os conteúdos, é preciso trabalhar com o que ocorre na sociedade e o exemplo de democratização deve vir não só do país de origem, mas de dentro da própria gestão escolar, não só a “diretora” ter voz ativa, mas também o conjunto formado pelos professores serem ouvidos. A integração entre comunidade e gestão escolar é importantíssima, mas deve ser feita de modo responsável para que isso não venha a atrapalhar em vez de ajudar.
Porém esses benefícios de ajudar os menos favorecidos só ocorrerá quando todos se unirem não só no âmbito escolar, o governo dando condições as escolas de exercerem sua função com dignidade e qualidade de ensino, mas também as famílias estiverem envolvidas na base escolar para junto com os professores, gestores escolares e demais servidores estiverem interessados em uma mudança pedagógica e que não enxerguem o currículo mais como algo desfragmentado, algo fora da realidade e sim algo que venha a ser modificado durante o ano escolar para melhor atender a necessidade de cada aluno. 
Desde o tempo dos currículos tradicionais, onde os professores eram os donos do saber até o tempo atual pouca coisa mudou, vieram propostas como a escola nova e muitas das coisa ainda permanecem apenas no papel, talvez por comodismo ou mesmo pela falta de vontade ou esperança de acreditar que ainda vale à pena fazer parte desta da mudança, porém baseado em várias pesquisas e principalmente pelas observações da UNESCO se a mudança não começar a acontecer com força total, o que será do futuro de nossas crianças? O que precisa ser feito para que as mudanças vinguem plenamente na atualidade?
Precisa haver mudanças e integração no sistema dos conteúdos transversais nos conteúdos curriculares, assim como as abordagens temáticas e a integração dos saberem locais e culturais, as avaliações devem ser não só formativas, mas também as pedagógicas interativas, construtivas e conclusivas como tantas outras formas de abordagens podem ser frutíferas na luta contra a pobreza desenvolvendo a personalidade dos alunos, na qualidade do aluno valorizar-se.
Manter e realizar a idéia de elaborar projetos que venham a contribuir para um crescimento e desenvolvimento do aluno no ambiente escolar, em comunidade e familiar, traz à mesma autoconfiança para realizar projetos de vida num futuro próximo, além de conhecer mais de mais de um determinado assunto. Esses projetos podem ter inclusive apoio de organizações não governamentais como forma de interagir socialmente com entidades de apoio a sociedade.

Concluindo o necessário é a união dos governantes para que se cumpram as leis havendo uma flexibilidade nos currículos escolares durante o ano letivo e não simplesmente se utilizando de cópias de um ano para o outro, mas principalmente objetivando os projetos que envolva a comunidade e as famílias dos alunos valorizando o conteúdo de ensino e realizando propostas pedagógicas dinâmicas e motivadoras que valorizem a capacidade de pensar e interagir do aluno.

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