SUMÁRIO
- Observações Realizadas -------------------------------------- 03
- Projeto de Intervenção ------------------------------------------04
2.1---------------------------------------------------------------------04
2.2---------------------------------------------------------------------04
2.3---------------------------------------------------------------------05
2.4---------------------------------------------------------------------06
2.5---------------------------------------------------------------------07
3. Relatório da Intervenção ---------------------------------------09
4. Relato da Mostra de Estágio ----------------------------------10
5. Considerações Finais -------------------------------------------11
Referências --------------------------------------------------------12
Apêndice ------------------------------------------------------------13
1 relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental
A Escola é muito bem organizada, no primeiro, segundo e terceiros anos as turmas possui uma professora, no quarto e quinto ano eles já começam a se acostumar com mais professoras, são quatro professoras.
Com as mudanças no ensino uma das coisas que me chamou mais atenção é a quantidade de livros para quarto e quinto ano em geografia e história também têm livro regional que no caso fala sobre a história do estado do Rio de Janeiro, com passagens que dão ênfase a história das cidades serranas.
O ensino é realizado de forma a mesclar o tradicional com o construtivismos e funciona bem, é uma das melhores escolas municipais da cidade, inclusive valoriza o aluno com diversos projetos e parcerias durante o ano,.
2 projeto de intervenção
A intervenção será aplicada de forma a dar continuidade ao assunto desenvolvido pela professora nas aulas anteriores. Dentro de contextualização entre matérias como história e geografia.
2.1 Dados de Identificação
§ Nome da escola:
§ Turma: 401, 402, 501, 502
§ Série: 4º e 5º anos
§ Professor (a):
§ Ano: 2010
§ Número de alunos:120
2.2 Cronograma: 12 horas
16, 19 e 20 de abril.
A rotina foi a mesma da rotina dos alunos, com intervalos de 20 minutos por volta das 15:00, para o recreios.
2.3 Plano de Aula 1
Objetivos:
Trabalhar de Forma a contextualizar o conteúdo com a realidade de nossa cidade, assim trabalhando a realidade do aluno, fazendo uma ligação histórica entre passado e presente.
Conteúdos:
Imigração: De onde Vieram os Primeiros Imigrantes que Colonizaram o Brasil – Matéria de História
Procedimentos metodológicos:
1ª Aula:
1º Momento: Ditar o texto do Livro Didático trabalhado com os alunos desde o inicio do ano.
2º Momento: Realização da Leitura com auxílio dos alunos e uma breve explicação
3º Momento: Solicitar que copiem as perguntas e as respondam, observando que duas perguntas serão elaboradas de acordo com a chegada de Imigrantes a Petrópolis.
4º Momento: Fazer a correção do Exercício
Recursos didáticos:
Livro Didático de História – Referências da História de nossa cidade.
Avaliação:
Os alunos estarão sendo avaliados todo o tempo, na leitura, na interação com a turma e aos responderem o questionário.
Referências:
Livro Didático de História 5º ano Fornecido pelo Mec.
2.4 Plano de Aula 2
Objetivos:
Contextualizar o conteúdo na aula anterior buscando com que os alunos possam identificar a diferença entre Imigração e Migração.
Conteúdos:
Imigração e Migração, pesquisa realizada através de alguns sites da internet, para que os alunos também possam ter acesso, caso queiram se aprofundar mais no conteúdo.
Procedimentos metodológicos
2ª Aula:
1º Momento: Entrega e Leitura do texto.
2º Momento: Com Auxílio dos alunos será preso o Mapa no quadro;
3º Momento: Os alunos irão interagir prendendo no mapa as imagens impressas de imigrantes e de pássaros migratórios de acordo com o que for informado. Exemplo: O pássaro Quero-Quero é originário da Região Sul do Brasil, em determinados momento do ano eles migram para o Sudeste onde alguns permanecem;
4º Momento: Um roda de conversa para debater o que foi estudado.
Recursos didáticos
Mapa Geográfico Mundial em tamanho maior;
Texto da Pesquisa impresso;
Figuras de Imigrantes impressos da internet;
Figuras de Pássaros Migratórios, impressos da internet;
Fita Dupla Face, E.V.A e taxinhas.
Avaliação:
Os alunos estarão sendo avaliados todo o tempo, na leitura, na interação com a turma, na localização geográfica e na roda de conversa.
Referências:
Pesquisas realizadas na internet nos seguintes sites:
2.5 Plano de Aula 3
Objetivos:
Contextualizar o conteúdo das aulas anteriores buscando com que os alunos possam identificar a realidade de nossa cidade, os imigrantes que aqui chegaram, as culturas presentes até hoje que vieram desses imigrantes e colonizadores.
Conteúdos:
Exposição e apreciação de comidas típicas originadas pelos primeiro imigrantes.
Exposição de Bandeiras para que os alunos possam identificar as origens;
Exibição de um DVD com danças típicas de vários países da Europa
Procedimentos metodológicos:
3ª Aula
1º Momento: Arrumação da Sala que receberá os alunos das turmas que serão realizados as três aulas;
2º Momento: A chegada da turma nessa sala, toda a observação, como eles vão reagir e iniciar algumas explicações sobre os que estão vendo.
3º Momento: A exibição do DVD
4º Momento: Apreciação das comidas típicas.
5º Momento: uma redação de tudo o que foi trabalhado e do que mais gostaram.
Recursos didáticos
Bandeiras impressas dos vários países da Europa em tamanho ofício.
Fita dupla-face
De dois a três tipos de comida típica. Sendo a principal a torta alemã.
Copos, pratos e colheres descartáveis.
Avaliação
Os alunos estarão sendo avaliados todo o tempo, na reação ao entrarem na sala, na interação com a turma, na exibição do DVD, e na redação final
Referências:
Conhecimento Cultural de Petrópolis, embasados pelos conteúdos trabalhados nas outras duas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário