Páginas

WowApp

Junte-se a mim gratuitamente na WowApp para ganhar, compartilhar e fazer a diferença!

Curta nossa página no facebook
http://www.facebook.com/campanhaseeventos?ref=hl

sábado, 9 de julho de 2011

Professora Alfabetizadora - Relatório

Mais um bimestre chega ao fim e você vai notando a evolução de sua turma, como é bonitinho você ver uma criança lendo silabas, palavras inteiras já sendo decodificadas.
Então temos que fazer o relatório da turma. No primeiro Bimestre é mais complicado, principalmente se a professora entrou no meio do caminho para substituir outra como foi o meu caso, negócio complicado esse relatório.
No segundo Bimestre você já está mais habituada com a turma e tudo vai se tornando mais fácil, ou não?
Ah... o detalhe de você já conhecer bem e eles também a você é que eles podem ficar mais ou menos agitados! Mas são crianças, vão fazer barulho mesmo, às vezes incomoda, principalmente na hora que você precisa de um pouquinho de atenção.
Voltando ao assunto de relatório, muitas vezes entramos nas escolas um pouco despreparadas para esse detalhe que acaba sendo tão importante para a vida escolar de nossos alunos e na minha escola eu recebi um roteiro que tenho certeza que pode ajudar muitas professoras recém-formadas. 

RELATÓRIO
  • Segundo Bimestre aumenta-se o vocabulário, afinal você já tem mais conteúdos para especificar, detalhando tudo o que foi trabalhado. Lembrando que a aprendizagem é continua;
  • Ter cuidado com termos repetidos;
  • Quando registrar que o aluno precisa de auxilio, justificar o motivo.
  • Atenção ao copiar e colar, porque às vezes aparecem nomes que não fazem parte do relatório, bem como incorretos com erros de concordância ( o aluno e você está falando de uma menina, isso acontece, muitas  vezes por distração).
  • Cuidado com os excessos de elogios, pois depois fica difícil de reverter se o aluno apresentar dificuldades posteriores ( Isso acontece mesmo, tenho um aluno que foi maravilhoso no primeiro bimestre, e no segundo caiu o rendimento. Mas nesse caso eu vou relatar exatamente o que aconteceu e sua mudança).
  • Melhorar o corpo do relatório contendo os objetivos a serem alcançados. ( Isso acontece a partir do momento que você amplia o vocabulário)
  • Relatar precisamente os casos de aluno indisciplinados e outras dificuldades.
  • Ao usar termos como "não atingiu os objetivos". Redigir da seguinte forma: " O aluno, ainda não atingiu (ou alcançou) os objetivos propostos. Ou seja amenizar o fato usando a palavra ainda:
  • Digitar a falta dos alunos no corpo do relatório, exemplo: 
  • Quando usar termos técnicos explicá-los a seguir: ex.: o aluno escreveu de forma espelhada (na direção contrária)
  • Ampliar o número de linhas sobre a parte do aluno relatado;
  • É importante reler o relatório após finalizá-lo,para ajustar quando necessário, bem como fazer autocorreção;
  • Algumas escolas entregam os relatórios as responsáveis, outras recolhem os relatórios assinados pelos professores e o responsável tem que retirar uma cópia na secretaria. 
Bem professores, é isso ai! Espero que seja uma ajuda para vocês, e vamos ajudar a mudar a visão sobre a educação, fazendo com que outras pessoas compreendam melhor nosso trabalho.
Abraços, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

English Spain German