Pedagogia MB/2009
A professora que entrevistei expôs os três principais temas trabalhados que pode envolver não só a sua sala de aula, mas também a comunidade escolar e a comunidade da localidade.
O tema educação ambiental foi trabalhado de forma a orientar as crianças de como preservar o meio ambiente. Porém tendo como o inicio do trabalho a natureza em volta da unidade escolar, o caminho que as crianças realizavam para sua casa, enfatizando o que eles deveriam observar neste percurso, se haveria queimadas, rios limpos ou sujos, inclusive se as ruas eram conservadas. Existindo ou não limpeza pública. Dentro do assunto foi feito com autorização dos responsáveis, uma visita ao bairro da escola onde as crianças distribuíram panfletos criados por elas com auxilio da professora, para conscientizar a comunidade em não jogar lixo nas ruas, em manter suas casas limpas.
Nesse trabalho a professora procurou não só conscientizar os alunos de forma global. Mas principalmente trabalhar o conhecimento prévio dos alunos, ao realizarem uma reflexão sobre o meio em que vivem. Isso valorizou o trabalho de uma forma muito positiva, pois as crianças sentiram-se mais próximas da realidade e mais envolvidas no trabalho como um todo, foi respectiva a aceitação da comunidade, vizinhos e familiares da maior parte dos alunos. Apenas depois começou a ampliar o assunto de forma a trabalhar mais especificamente as queimadas, o desmatamento indevido, o problema dos rios, o aquecimento global e quanto tudo isso junto faz mal ao planeta e acaba se refletindo no modo de vida atual da sociedade.
Os valores apesar de em aspectos ter entrado em educação ambiental, como se tornou algo muito mais amplo, a professora trabalhou de forma mais especifica colocando exemplos do que está acontecendo não só em nossa cidade ou país como no mundo, mas sempre procurando olhar bem para o meio social das crianças, esse trabalho foi importantíssimo para a compreensão de certos acontecimentos que estavam ocorrendo dentro de sala de aula, quando mesmo com tão pouca idade alguns alunos estavam sendo violentos com os colegas, tais como respeito mutuo, saber o que é certo ou errado fazer ou dizer, buscar a boa consciência, evitando apelidos, gerando uma campanha dentro da casa de alunos, palestras para os pais com a participação do Conselho Tutelar dentro da escola.
A questão dos valores deu abertura para que a comunidade conhecesse um pouco mais sobre a ronda escolar e o papel dela no auxílio de manter a ordem e disciplina para não haver atos de vandalismo dentro da unidade escolar, o que foi importante até para um convívio melhor de algumas famílias, que começaram a se interessar mais sobre o que acontecia com seus filhos, dentro da escola. Infelizmente algumas famílias não conseguiram atingir, mas interessante é a perspectiva e a esperança que a professora tem de ainda fazer parte de uma mudança!
O Tema saúde, apesar de ser um tema geralmente trabalhado no início do ano letivo a professora sentiu necessidade de voltar ao assunto no inicio de setembro quando voltaram as aulas devido a doença que está afetando o mundo, que é o Vírus H1N1. Solicitando aos alunos as informações: do que já tinham ouvido falar sobre a gripe, também como levar para a sala de aula recortes de revistas, jornais e cartazes. Com o material levado montaram em sua sala um enorme e buscaram juntos discutir sobre a importância de larvar as mãos, de não coçar o nariz com as mãos, ter sempre um lencinho de papel, relembrando a importância do banho diário, até para o que ela chamou de auxílio necessário da higienização pessoal de alguns alunos, de não ficarem em lugares fechados, mesmo na chuva e no tempo frio, manter as janelas dos ônibus abertas. Procurou montar com os alunos uma cartilha de como se proteger para não pegar a gripe, através de uma releitura de desenhos em quadrinhos as crianças ajudaram a montar as historinhas da cartilha.
A professora mostrou-se muito interessada no desenvolvimento dos conteúdos trabalhados, de tornar seus alunos cidadãos críticos, questionadores e que saibam viver em sociedade. Na busca de em todos os momentos ser uma mediadora do aprendizado, tendo o conhecimento necessário para solucionar as dúvidas de seus alunos, valorizando assuntos e os ampliando, procurando manter seu plano de aula flexível. Desde que não atrapalhe os conteúdos obrigatórios a serem trabalhados.
Em todos os trabalhos a professora buscou colocar em prática a teoria do psicólogo de educação David Paul Ausubel que acreditava em uma aprendizagem significativa, onde o aluno deveria interagir com o âmbito escolar e o professor deveria levar em consideração o conhecimento prévio que o aluno já possui.
Concluindo a professora mostrou-se ainda muito preocupada com dois alunos que ainda não conseguiu alfabetizar no mesmo nível que segue a turma, devido a problemas de relacionamento familiar, e que já deveriam estar no segundo ano devido a lei onde alunos na faixa de 7 anos iniciam direto no próximo ano, o que foi comentado por ela como um grande problema, pois estas crianças nunca frequentaram a educação infantil e até bem pouco tempo tinham dificuldade de segurar o lápis.
Bibliografia:
Entrevista Realizada com a Professora Raquel
Escola Bingem
Trabalho baseado nas teorias de: David Paul Ausubel
Psicólogo Educador: David Paul Ausubel
Nenhum comentário:
Postar um comentário